Pular para o conteúdo principal

APOIO A JOÃO DÓRIA JR. E SUA RAÇÃO COMPROMETE MOVIMENTO RELIGIOSO

O QUE UMA CAMISETA PODE EXPLICAR SOBRE O APOIO A UM ALIMENTO CONSIDERADO INDIGNO PELOS NUTRICIONISTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS.

O episódio de João Dória Jr. com sua "ração humana" pode dar o que falar, com mais coisas do que se imagina.

A mídia progressista está criticando católicos e evangélicos por causa do apoio dado à "ração humana" que o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., denomina "farinata" ou "granulado nutricional".

Mas se esquecem de outro movimento religioso, que, embora não muito popular, é considerado tão blindado quanto o PSDB na política brasileira.

Nem vou dizer o nome, mas contar uma historinha.

Era uma vez um pedagogo francês que criou uma doutrina e buscava dar uma abordagem científica a ela, e com seu esforço quase solitário publicou livros e artigos a respeito da mesma.

No Brasil, porém, um bando de supostos seguidores ignorou a essência científica dessa doutrina e distorceu seus conceitos com base nos valores católicos medievais do Brasil colonial.

Eu fui adepto desta religião durante 28 anos, entre 1984 e 2012, mas abandonei por motivos de natureza particular.

Essa religião é blindada até pela Rede Globo e cometeu a façanha de mexer no mercado literário, tirando de circulação obras originais do escritor Humberto de Campos, para evitar comparações com uma coleção fake que leva seu nome.

Seus maiores pregadores, que dizem falar com vozes do além, são conhecidos por uma função cuja palavra tem a ver com "mídia".

Esses pregadores defendem um padrão de "caridade humana" que mais impressiona as plateias do que realiza, de fato, alguma coisa.

É aquele tipo de "caridade" que a direita gosta: não "dá demais" para o povo pobre (porque senão seria "comunismo"), mas garante o bom-mocismo das elites.

E aí um desses pregadores, tido como "sábio" a ponto de achar que tem respostas para tudo, foi organizar seu habitual evento "pacifista", uma mera missa ecumênica com atrações de entretenimento.

Fui a um desses eventos em Salvador, em 19 de dezembro. Gostava deles. Hoje não gosto mais.

E qual foi o maior homenageado na edição paulista do evento "pacifista", realizado no Parque do Ibirapuera?

Luís Inácio Lula da Silva? Dom Paulo Evaristo Arns? Paulo Freire? Paul McCartney?

Não. Ninguém menos que o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., e seu "alimento sagrado".

Sim, o "sábio pregador" que tem "respostas prontas" para tudo está apoiando a "ração humana" de João Dória Jr. apenas pela iniciativa em si.

Não acreditamos que o pregador, já com seus 90 anos, tenha sido enganado pelo prefake, porque o pregador aparenta manter a lucidez bastante para saber o que está fazendo.

Um sobrinho do contador caipira Cornélio Pires havia chamado esse pregador de "impostor", apresentando motivos bastante coerentes.

E esse pregador, assim como João Dória Jr., adora viajar pelo Brasil e pelo mundo em busca de prêmios e aplausos das plateias elitistas.

Antes que os adeptos ou simpatizantes do referido pregador venham com ginástica mental para tentar inocentá-lo do apoio a Dória e seu projeto "Alimento para Todos", vamos explicar algumas coisas.

Primeiro, o pregador organizou o tal evento "pacifista" e decidiu ele mesmo homenagear o prefeito de São Paulo, que não parece digno de homenagem alguma.

Afinal, João Dória Jr. abandonou São Paulo e fez várias medidas eticamente duvidosas.

Com seu projeto "Acelera São Paulo", aumentou as velocidades dos veículos nas avenidas marginais e isso fez provocar mais acidentes com mortes.

O prefeito reprimiu com violência policial um ponto de venda de crack, no qual assistentes sociais e psicólogos tentavam atuar pacificamente educando os viciados a abandonar o consumo.

Além da ação truculenta, a polícia de Dória Jr. fez deslocar o ponto de vendas para uma praça em área residencial, trazendo insegurança e outros incômodos para a população.

João Dória Jr. também ordenou para que moradores sem teto fossem acordados com jato de água, que gera muitos incômodos e até mesmo choque térmico, pois muitos moradores usam cobertores para se protegerem do frio noturno.

E, quando era apresentador do programa O Aprendiz, da Record, João Dória Jr. declarou certa vez que "pobre não tem hábito alimentar".

Ele despreza que muitas famílias pobres chegam a cultivar alimentos, em muitos casos remetendo às suas origens rurais, para consumo próprio e são os pobres que têm mais contato com os alimentos encontrados na natureza,

Que motivo tem o "sábio" pregador, que tem "respostas para tudo" e é considerado uma unanimidade entre seus seguidores e simpatizantes, para homenagear o prefeito paulistano?

Nenhuma, embora seus seguidores e simpatizantes sempre tenham uma ginástica mental pronta para relativizar até os piores erros do seu ídolo da fé.

Pois o "alimento sagrado" que o pregador deve achar ótimo para "dar ao próximo" e "matar a fome dos necessitados" é um engodo condenado por nutricionistas.

Trata-se de um monte de resto de comida de diversas e duvidosas procedências a ser processado industrialmente, num processo não informado, e seria transformado em um monte de bolas brancas oficialmente denominadas "farinata" ou "granulado nutricional".

A empresa Plataforma Sinergia, da ex-executiva da Monsanto, Rosana Perrotti, irá distribuir os alimentos num pote parecido com os que se usa em casa, e a comida será preparada por empresas parceiras.

Não há informação sobre que empresas são, nem da procedência de alimentos e nem o conteúdo nutricional dos mesmos.

Aliás, não haverá mesmo um nível nutricional determinado, porque o conteúdo dos alimentos será feito com o que há de disponível, podendo ser o resto de um fast food do McDonald's ou o resto de um churrasco com guarnições de um restaurante de rodovia.

Isso para não dizer os restos de comida dos hospitais, contaminados com o contato dos doentes.

Consta-se que o projeto "Alimento para Todos" é uma armação que visa favorecer as empresas que juntam restos de comida e os doam para a Sinergia, em troca de benefícios fiscais da Prefeitura de São Paulo.

O Conselho Federal de Nutricionistas já afirmou que o granulado do prefeito Dória Jr. "fere a dignidade humana".

A "farinata" também contraria recomendações do Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, que descreve critérios sobre como deve ser uma alimentação saudável.

O manual recomenda que a alimentação, para ser saudável, deve estar sempre próxima do que se encontra na natureza, definindo como dieta completa e nutritiva aquela que majoritariamente utilize alimentos não-industrializados.

Vários críticos da "farinata" já estão comparando o engodo a uma "lavagem de porco" ou a uma comida para cachorro.

E logo o pregador, que organizou o evento "pacifista" e é tido como "humanista", apoia esse projeto que trata o povo pobre de maneira desumana, lhe oferecendo algo parecido com ração animal.

O pregador, se souber disso, irá até pedir desculpas, mas aí será tarde demais, pois cometeu uma gafe muito séria para alguém que se julga "sábio", "iluminado", "humanista" e com "respostas prontas" para tudo.

Até porque, antes de organizar o evento "pacifista" no Parque do Ibirapuera, o homenageado já era notoriamente denunciado por inúmeras irregularidades e, como político, sofria profundo desgaste de reputação.

O que uma camiseta usada por João Dória Jr. pode nos dizer, e que derruba o mundo de sonho e fantasia que protege certo movimento religioso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNQUEIROS, POBRES?

As notícias recentes mostram o quanto vale o ditado "Quem nunca comeu doce, quando come se lambuza". Dois funqueiros, MC Daniel e MC Ryan, viraram notícias por conta de seus patrimônios de riqueza, contrariando a imagem de pobreza associada ao gênero brega-popularesco, tão alardeada pela intelectualidade "bacana". Mc Daniel recuperou um carrão Land Rover avaliado em nada menos que R$ 700 mil. É o terceiro assalto que o intérprete, conhecido como o Falcão do Funk, sofreu. O último assalto foi na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes de recuperar o carro, a recompensa prometida pelo funqueiro foi oferecida. Já em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, outro funqueiro, MC Ryan, teve seu condomínio de luxo observado por uma quadrilha de ladrões que queriam assaltar o famoso. Com isso, Ryan decidiu contratar seguranças armados para escoltá-lo. Não bastasse o fato de, na prática, o DJ Marlboro e o Rômulo Costa - que armou a festa "quinta coluna" que anestesiou e en

DEMOCRACIA OU LULOCRACIA?

  TUDO É FESTA - ANIMAÇÃO DE LULA ESTÁ EM DESACORDO COM A SOBRIEDADE COM QUE SE DEVE TER NA VERDADEIRA RECONSTRUÇÃO DO BRASIL. AQUI, O PRESIDENTE DURANTE EVENTO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL. O que poucos conseguem entender é que, para reconstruir o Brasil, não há clima de festa. Mesmo quando, na Blumenau devastada pela trágica enchente de 1983, se realizou a primeira Oktoberfest, a festa era um meio de atrair recursos para a reconstrução da cidade catarinense. Imagine uma cirurgia cujo paciente é um doente em estado terminal. A equipe de cirurgiões não iria fazer clima de festa, ainda mais antes de realizar a operação. Mas o que se vê no Brasil é uma situação muito bizarra, que não dá para ser entendida na forma fácil e simplória das narrativas dominantes nas redes sociais. Tudo é festa neste lulismo espetaculoso que vemos. Durante evento ocorrido ontem, na sede da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, Lula, já longe do antigo líder sindical de outros tempos, mais parecia um showm

FIQUEMOS ESPERTOS!!!!

PESSOAS RICAS FANTASIADAS DE "GENTE SIMPLES". O momento atual é de muita cautela. Passamos pelo confuso cenário das "jornadas de junho", pela farsa punitivista da Operação Lava Jato, pelo golpe contra Dilma Rousseff, pelos retrocessos de Temer, pelo fascismo circense de Bolsonaro. Não vai ser agora que iremos atingir o paraíso com Lula nem iremos atingir o Primeiro Mundo em breve. Vamos combinar que o tempo atual nem é tão humanitário assim. Quem obteve o protagonismo é uma elite fantasiada de gente simples, mas é descendente das velhas elites da Casa Grande, dos velhos bandeirantes, dos velhos senhores de engenhos e das velhas oligarquias latifundiárias e empresariais. Só porque os tataranetos dos velhos exterminadores de índios e exploradores do trabalho escravo aceitam tomar pinga em birosca da Zona Norte não significa que nossas elites se despiram do seu elitismo e passaram a ser "povo" se misturando à multidão. Tudo isso é uma camuflagem para esconder

VIRALATISMO MUSICAL BRASILEIRO

  "DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAUDADE .." O viralatismo cultural brasileiro não se limita ao bolsonarismo e ao lavajatismo. As guerras culturais não se limitam às propagandas ditatoriais ou de movimentos fascistas. Pensar o viralatismo cultural, ou culturalismo vira-lata, dessa maneira é ver a realidade de maneira limitada, simplista e com antolhos. O que não foi a campanha do suposto "combate ao preconceito", da "santíssima trindade" pró-brega Paulo César de Araújo, Pedro Alexandre Sanches e Hermano Vianna senão a guerra cultural contra a emancipação real do povo pobre? Sanches, o homem da Folha de São Paulo, invadindo a imprensa de esquerda para dizer que a pobreza é "linda" e que a precarização cultural é o máximo". Viralatismo cultural não é só Bolsonaro, Moro, Trump. É"médium de peruca", é Michael Sullivan, é o É O Tchan, é achar que "Evidências" com Chitãozinho e Xororó é um clássico, é subcelebridade se pavoneando

LULA NÃO QUER ROMPER COM A VELHA ORDEM

Vamos combinar uma coisa. As redes sociais são dominadas por uma elite bem de vida e de bem com a vida, uma classe brasileira que se acha "a mais legal do planeta", e "a mais equilibrada", sem os fundamentalismos afro-asiáticos nem os pessimismos distópicos do Existencialismo europeu. Essa classe quer parecer tudo de bom e soar, para outras pessoas, diferente dos padrões convencionais da humanidade. Daí a luta de muitos em serem aquilo que não são, parecerem o oposto de si mesmos para lacrar na Internet e obter popularidade e prestígio. Daí ser compreensível que a falsidade é um fenômeno tipicamente brasileiro. O "tomar no cool " que combina pretensiosismos e falsos preciosismos, grandiloquência e espiral do silêncio, a obsessão em parecer diferente sem abandonar as convenções sociais, a luta em parecer novo sem deixar de ser velho, de estar na vanguarda mesmo sendo antiquado, na esperança de que o futuro repita o passado enquanto se vê um museu de grandes

LULA ESTÁ A SERVIÇO DA ELITE DO ATRASO

A queda de popularidade de Lula está sendo apontada por supostas pesquisas de opinião, o que, na verdade, soam como um reflexo suavizado do que já ocorre desde que Lula decidiu trocar o combate à fome e o desemprego pelas viagens supérfluas ao exterior. Mas os lulistas, assustados com essa realidade, sem saber que ela é pior do que se imagina, tentam criar teorias para amenizar o estrago. Num dia, falam que é a pressão da grande mídia, noutro, a pressão dos evangélicos, agora, as falas polêmicas de Lula. O que virá depois? Que o Lula perdeu popularidade por não ser escalado para o Dancing With the Stars dos EUA para testar o "novo quadril"? A verdade é que Lula perdeu popularidade porque sei governo é fraco. Fraquíssimo. Pouco importam as teorizações que tentam definir como "acertadas" as viagens ao exterior, com a corajosa imprensa alternativa falando em "n" acordos comerciais, em bilhões de dólares atraídos para investimentos no Brasil, isso não convence

QUANDO SUCESSO E DIGNIDADE NÃO COMBINAM EM SALVADOR

O Brasil já é um país de arrivistas, cujo modelo de moral religiosa se empenha, quase sempre, em proteger os abusos dos outros, como se a dignidade de um aflito se medisse na complacência ou mesmo na servidão a quem subiu na vida de maneira desonesta ou inconveniente. Tanto isso ocorre que há um certo exagero na pregação de religiosos para os aflitos "retrabalharem as energias" para saírem de seus infortúnios. Na verdade, isso também é um meio, de, através da misericórdia e do perdão (não seriam "riquesicórdia" e "ganhão"?) a um abusador, poupado e mantido nos seus privilégios desmerecidos, se passe pano nas desigualdades que se agravam no nosso país? As religiões, por meio desse procedimento, tentam fazer os aflitos se convencerem de que é preciso ter sangue de barata para viver. Não se pode sequer gemer de dor, quanto mais reclamar da cida. Se a pessoa vive um drama kafkiano, que então se sinta como o homem tornado barata, na metamorfose astral mediante

LULA REPAGINA O "MILAGRE BRASILEIRO"

O TERCEIRO MANDATO DE LULA NÃO REPRESENTA RUPTURA COM OS PARADIGMAS SOCIOCULTURAIS VIGENTES NO PERÍODO DO GENERAL ERNESTO GEISEL, APENAS ADAPTANDO O "MILAGRE BRASILEIRO" PARA UM CONTEXTO "DEMOCRÁTICO". Duas "boas notícias" envolvem o Brasil.  Uma é a divulgação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta um aparente crescimento da renda per capita da população brasileira, tomando como critérios de avaliação o trabalho, a aposentadoria, os auxílios governamentais (como o Bolsa Família), o aluguel e outros rendimentos. Segundo os dados divulgados, correspondentes a 2023, o maior nível de rendimentos médios está no Distrito Federal, com o valor de R$ 3.357, enquanto o Maranhão aparece em último lugar, com R$ 945. São Paulo teve o valor de R$ 2.492, estando em segundo. Em terceiro, o Rio de Janeiro ficou em terceiro, com R$ 2.367.  Reduto do bolsonarismo, Santa Catarina, quinta colocada, ficou com R$ 2.269, seguida do berço d

O DESESPERO DAS ESQUERDAS COM A CRISE DO GOVERNO LULA

LULA INVESTE NO MUNDO DE SONHO E FESTA, QUE NÃO CONOVE QUEM ESTÁ FORA DA BOLHA LULISTA. As esquerdas, na semana passada, ficaram apreensivas. Depois da boa adesão de bolsonaristas na passeata da Avenida Paulista, no último 25 de fevereiro, as supostas pesquisas de opinião apontavam queda de popularidade do presidente Lula, mesmo quando aparentemente foram divulgados resultados positivos na Economia. Crentes num protagonismo pleno e numa certeza absoluta de triunfo do Brasil, como se seu processo de transformação em país desenvolvido fosse inevitável e inabalável, as esquerdas brasileiras se recusam a admitir a realidade, a de que elas não são tão protagonistas quanto imaginam. Na verdade, as esquerdas "alugaram" seu espaço político aproveitando as brechas jurídicas do Supremo Tribunal Federal (STF), que só passou a reagir contra a Operação Lava Jato preocupados com a ascensão abusiva de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol ao poder. Era o velho fenômeno do capanga querendo tomar o

RETORNEI DE FÉRIAS

Foram dezoito dias no Grande Rio. Duque de Caxias, sobretudo Xerém, mais Rio de Janeiro, principalmente Tijuca, com passeios pelo Centro, Méier, Del Castilho e Barra da Tijuca. Uma breve passagem em Niterói, focalizando Icaraí e Jardim Icaraí, mas passando pela Rodoviária na Avenida Feliciano Sodré e no Plaza Shopping, no Centro. Dias de férias, entre 19 de dezembro e 06 de janeiro. Ao voltar para São Paulo, é tempo de arrumar a casa e planejar a vida. E o Linhaça Atômica está de volta, depois de alguns dias com reprise de antigas postagens. 2022 foi embora, bastante difícil e um tanto doloroso, e 2023 começa, prometendo ser também um outro ano difícil. Mas vamos seguir em frente, e esperamos que melhorias ocorram. O blogue está de volta.