ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS LIGANDO JAUÁ, EM CAMAÇARI, E SALVADOR - Itinerário mal distribuído com sobrecarga de percurso entre bairros na capital baiana.
Em Salvador, o sistema de ônibus é bastante problemático, embora tente resolver vários problemas em linhas e percursos.
O que chama a atenção é a ausência de uma linha que ligasse diretamente os bairros de Costa Azul e Sete Portas.
Sete Portas, para quem não sabe, é onde fica um famoso mercado de alimentos e outros artigos em Salvador, sendo um bairro situado um pouco antes da Baixa dos Sapateiros.
Costa Azul é um bairro situado entre a Pituba e a Boca do Rio, e é conurbado com o de Stiep, nome inspirado na sigla do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Extração de Petróleo.
O Stiep é um bairro com cerca de 50 anos de existência.
Não ter linha ligando Costa Azul a Sete Portas é algo como, no Rio de Janeiro, a ausência de ônibus diretos ligando Copacabana a Madureira e Cascadura.
Há apenas duas alternativas relativas.
Uma é a linha 0923 Guilherme Marback / Barroquinha, mas ela vai pelo lado da Av. Manoel Ribeiro, entre o Centro de Convenções e o Hospital Sarah Kubitschek.
Ela não atende a área do Costa Azul, na altura do hipermercado G. Barbosa.
Esta área é atendida relativamente pela linha 1340 Estação Pirajá / Barra 1 (antiga 1335).
Ela tem dois problemas sérios.
No sentido Costa Azul - Sete Portas, o trajeto não é direto, dependendo de baldeação.
Havia a baldeação gratuita, na Estação Pirajá, mas ela acabou oficialmente esta semana.
Ou a pessoa adquire o Bilhete Único, ou paga duas tarifas.
No sentido Sete Portas - Costa Azul, o percurso é direto, mas longo, percorrendo vários bairros da orla marítima, da Barra ao Parque Costa Azul.
Há também um raciocínio equivocado dos secretários de Transportes.
A de que a demanda do Stiep e Costa Azul para Sete Portas se limita aos extremos, o Largo do Aquidabã e a Rótula do Abacaxi.
Enquanto isso, há a superposição de trajetos de Stiep e Costa Azul ao Bonocô.
Esta ligação é bem servida por duas linhas de ônibus, 1034 Parque São Cristóvão / Barroquinha e a intermunicipal 879 Lauro de Freitas / França.
Até recentemente, houve a linha 0919 Stiep / Vale dos Rios / Lapa, mas ela reduziu seu percurso para a Estação Acesso Norte.
Mas existe o problema envolvendo linhas intermunicipais.
No Costa Azul, passa a linha 886 Areias / França.
Há uma outra linha de Areias, a 843 Areias / Calçada.
A linha 886 passa no Stiep, mas, percorrendo o Bonocô, sobrepõe o trajeto com a 879 e 1034.
A 843 passa por Patamares, se sobrepondo à linha 860 Portão / França e à 849 Vila de Abrantes / França, que já servem bem a ligação Patamares - Sete Portas.
A demanda da 843 não é ruim, mas seria melhor aproveitada se trocasse parte do percurso com a 886, esta sim deficitária.
A 886 continuaria no Bonocô, mas alteraria seu trajeto, no Iguatemi, indo direto para Paralela e indo para a Orla via Av. Pinto de Aguiar (Patamares).
A 843 continuaria em Sete Portas, mas alteraria seu trajeto, no Iguatemi, indo pela Av. Tancredo Neves e entrando no Costa Azul, em direção à Av. Artur Azevedo Machado.
Evidentemente que essa sugestão não seria a única a suprir a carência da ligação Costa Azul-Sete Portas.
Seria preciso criar ou transferir algum percurso de linhas para esse ramal.
Em Salvador, o sistema de ônibus é bastante problemático, embora tente resolver vários problemas em linhas e percursos.
O que chama a atenção é a ausência de uma linha que ligasse diretamente os bairros de Costa Azul e Sete Portas.
Sete Portas, para quem não sabe, é onde fica um famoso mercado de alimentos e outros artigos em Salvador, sendo um bairro situado um pouco antes da Baixa dos Sapateiros.
Costa Azul é um bairro situado entre a Pituba e a Boca do Rio, e é conurbado com o de Stiep, nome inspirado na sigla do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Extração de Petróleo.
O Stiep é um bairro com cerca de 50 anos de existência.
Não ter linha ligando Costa Azul a Sete Portas é algo como, no Rio de Janeiro, a ausência de ônibus diretos ligando Copacabana a Madureira e Cascadura.
Há apenas duas alternativas relativas.
Uma é a linha 0923 Guilherme Marback / Barroquinha, mas ela vai pelo lado da Av. Manoel Ribeiro, entre o Centro de Convenções e o Hospital Sarah Kubitschek.
Ela não atende a área do Costa Azul, na altura do hipermercado G. Barbosa.
Esta área é atendida relativamente pela linha 1340 Estação Pirajá / Barra 1 (antiga 1335).
Ela tem dois problemas sérios.
No sentido Costa Azul - Sete Portas, o trajeto não é direto, dependendo de baldeação.
Havia a baldeação gratuita, na Estação Pirajá, mas ela acabou oficialmente esta semana.
Ou a pessoa adquire o Bilhete Único, ou paga duas tarifas.
No sentido Sete Portas - Costa Azul, o percurso é direto, mas longo, percorrendo vários bairros da orla marítima, da Barra ao Parque Costa Azul.
Há também um raciocínio equivocado dos secretários de Transportes.
A de que a demanda do Stiep e Costa Azul para Sete Portas se limita aos extremos, o Largo do Aquidabã e a Rótula do Abacaxi.
Enquanto isso, há a superposição de trajetos de Stiep e Costa Azul ao Bonocô.
Esta ligação é bem servida por duas linhas de ônibus, 1034 Parque São Cristóvão / Barroquinha e a intermunicipal 879 Lauro de Freitas / França.
Até recentemente, houve a linha 0919 Stiep / Vale dos Rios / Lapa, mas ela reduziu seu percurso para a Estação Acesso Norte.
Mas existe o problema envolvendo linhas intermunicipais.
No Costa Azul, passa a linha 886 Areias / França.
Há uma outra linha de Areias, a 843 Areias / Calçada.
A linha 886 passa no Stiep, mas, percorrendo o Bonocô, sobrepõe o trajeto com a 879 e 1034.
A 843 passa por Patamares, se sobrepondo à linha 860 Portão / França e à 849 Vila de Abrantes / França, que já servem bem a ligação Patamares - Sete Portas.
A demanda da 843 não é ruim, mas seria melhor aproveitada se trocasse parte do percurso com a 886, esta sim deficitária.
A 886 continuaria no Bonocô, mas alteraria seu trajeto, no Iguatemi, indo direto para Paralela e indo para a Orla via Av. Pinto de Aguiar (Patamares).
A 843 continuaria em Sete Portas, mas alteraria seu trajeto, no Iguatemi, indo pela Av. Tancredo Neves e entrando no Costa Azul, em direção à Av. Artur Azevedo Machado.
Evidentemente que essa sugestão não seria a única a suprir a carência da ligação Costa Azul-Sete Portas.
Seria preciso criar ou transferir algum percurso de linhas para esse ramal.
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